Por estes dias, organizámos um tour pelo Grande Vale do Côa, onde os nossos clientes puderam visitar as várias áreas rewilding. Comprovou-se os benefícios da herbivoria selvagem na paisagem, proporcionada pelos cavalos Sorraia. Apesar da época do ano não ser a melhor, conseguimos observar algumas espécies interessantes da fauna. Grifos, Águia-calçada, Águia-cobreira, Milhafre-preto e Milhafre-real, bandos de abelharucos, Guarda-rios, Cegonha-preta, lontra, entre outros.
Mais fácil foi a observação de várias espécies de borboletas.
Houve ainda tempo para relaxar e nadar no rio Côa, atenuando os efeitos do calor estival que se tem sentido.
Ao jantar contámos com a boa disposição e criatividade culinária do chef Miguel Veiga, que nos deliciou com alguns pratos veganos, equilibrados e de sabores surpreendentes.
Para as refeições de campo contámos com os picnics fornecidos pela Mercearia do Fradinho e pela Mercearia Saudade. Compostos por produtos da região e de produção sustentável, saudáveis e de sabores autênticos.
Tendo ficado alojados no Centro Rewilding, gerido pela Rewilding Portugal, houve oportunidade de contactar com o staff desta organização. De igual forma, foi também possível conhecer o ambiente da aldeia de Vale de Madeira (Pinhel).
À noite juntámo-nos ao Marco Ferraz, da Ambieduca, para ficar a conhecer o património arqueológico artístico que os nossos antepassados do paleolítico deixaram gravado nas rochas do Côa, naquele que é um Património Mundial da Unesco.
Na Wildlife Portugal organizamos tours para explorar o território do Grande Vale do Côa e as áreas rewilding, conjugando sabores e experiências proporcionadas pelos nossos parceiros da Rede Côa Selvagem.
Comment (0)