Ribeira do Arnal

Passeio Fotográfico no Alvão

No passado mês de Novembro, realizámos mais um passeio fotográfico na Serra do Alvão. Durante dois dias, aproveitámos a estação outonal, para tirar partido da atmosfera e das cores da época, contando com o acompanhamento do fotógrafo de natureza, João Nunes da Silva. Encontrámos esta Serra com bastante cor e água, o que proporcionou a realização de excelentes imagens de paisagens e pormenores. Fica aqui a partilha de uma pequena selecção de imagens, representativas da Serra do Alvão. Até à próxima!

Zêzere Glacier Valley - Estrela Mountain

Vale do Alto Zêzere

Zêzere Glacier Valley - Estrela Mountain
Imagem estival do Vale do Alto Zêzere

Há cerca 30.000 anos, o aspecto deste local era consideravelmente diferente. Proporcionado pelo rigoroso clima Wurmiano, a Serra da Estrela atingia o seu máximo glaciar nas quotas mais elevadas. A massa de gelo que esculpia e cobria o Vale do Zêzere chegava a ultrapassar os 300 metros de espessura. Esta era alimentada pela calote gelada do Planalto da Torre e pelo glaciar da Candieira. Na sua maior extensão, cerca de 8km, apresenta uma orientação SSW-NNE e “derretia” junto do local onde se situa actualmente a vila de Manteigas.

Interpretação da paisagem

Na imagem percebe-se a característica configuração em U, dos vales modelados por glaciares. Em primeiro plano, em ambas as vertentes, vêem-se acumulações de blocos graníticos que foram arrastados e depositados pela língua glaciar. Apesar de pouco perceptível, vê-se ainda, no fundo da imagem, um pouco à direita, uma pequena crista que se desenvolve a meia-encosta. Situada logo a montante da cascata da Candieira, esta estende-se até meio do curso do rio, provocando nesse local um desvio das águas do Zêzere. Designa-se por Espinhaço de Cão e trata-se efectivamente de uma moreia glaciar. Este depósito de blocos de granito foi originado pela intercepção dos glaciares do Zêzere e da Candieira.

A Serra da Estrela é o espaço natural de excelência para os amantes da natureza

Com quase 2000m de altitude, a Estrela é a serra mais alta de Portugal continental. A sua imponente e espectacular paisagem rochosa está profundamente marcada com as cicatrizes deixadas pelos glaciares de outrora. Para além disso, alberga habitats específicos de montanha bem como inúmeras espécies endémicas de plantas e animais, algumas delas não existindo em nenhum outro local do Mundo.

A Wildlife Portugal proporciona visitas de interpretação desta magnífica zona montanhosa, a pé ou em viatura. Consulte a nossa página para mais informações ou contacte-nos.

Luís Ferreira

Vídeos promocionais da Wildlife Portugal

Estamos a criar pequenos vídeos promocionais relativos às actividades que desenvolvemos em diferentes áreas protegidas, como a Faia Brava, o Douro Internacional, o Tejo Internacional e a Serra da Estrela. Desde a fotografia de vida selvagem, à observação de aves e percursos interpretados, queremos fazer uma apresentação mais dinâmica do que a Wildlife Portugal tem para oferecer nas áreas naturais do interior de Portugal.

Este trabalho especializado está a ser assegurado por Luís Ferreira e Pedro Pires.

Mais novidades em breve!