fbpx

O Parque Natural do Tejo Internacional

O Tejo Internacional em Discovery é um passeio 4×4 que explora o troço internacional do Rio Tejo com os seus principais afluentes, os rios Aravil, Erges e Pônsul, ocupando uma área de quase 26 500 hectares.

Entre estes cursos de água desenvolve-se uma zona planáltica de relevo suave, sem significativas elevações e onde o terreno é revestido por pastagens naturais de sequeiro, com maior ou menor densidade de azinheiras, sobreiros e alguns olivais.

A área do Parque é muito pouco povoada, ficando as aldeias e vilas nas proximidades dos seus limites.

A criação de gado em regime extensivo e as zonas de caça existentes, apenas permitem o acesso cómodo aos cursos de água que estabelecem a fronteira (Erges e Tejo) em: Salvaterra do Extremo, Segura, Alares, Malpica do Tejo e Monte Fidalgo.

Diferentes estatutos de conservação atestam a importância dos valores naturais que compõem esta área protegida: Parque Natural do Tejo Internacional, Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, Zona de Protecção Especial Tejo Internacional, Erges e Ponsul, Parque Internacional Tejo-Tajo, Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo / Tajo Internacional (UNESCO), Important Bird Area – IBA Tejo Internacional (Birdlife International).

 

Tejo Internacional
Erges River canyon
Tejo Internacional Natural Park

Principais valores botânicos do Tejo Internacional

A cobertura florestal do parque é formada sobretudo por bosques mediterrânicos de sobreiros e azinheiras. No entanto, é mais comum encontrarmos arbustos de tamanho médio como a Aroeira (Pistacia lentiscus) e a Cornalheira (Pistacia terebinthus), a Piorneira (Retama sphaerocarpa), campos de Esteva (Cistus ladanifer) e Rosmaninho (Lavandula pedunculata subsp. pedunculata). Esta associação botânica bem como os diversos habitats do território, albergam um conjunto de plantas com distribuição limitada à Península Ibérica, sendo de destacar as seguintes:

Anchusa undulata subsp. granatensis

Genista hystrix

Linaria amethystea subsp. amethystea

Linaria elegans

Linaria oblongifolia subsp. haenseleri

Iris xiphium var. lusitanica

Ranunculus ollissiponensis subsp. ollissiponensis 

Rosa-albardeira (Paeonia broteri)

Tamujo (Flueggea tinctoria)

Salgueiro-branco (Salix salviifolia)

 

Neste safari, O Tejo Internacional em Discovery, algumas plantas podem ser mais difíceis de encontrar devido à sua raridade e período de floração, sendo a Primavera a época mais recomendada para as procurar.

Linaria elegans
Anchusa undulata granatensis
Paeonia broteri

A fauna do Tejo Internacional

O Parque Natural representa uma importante área de refúgio para várias espécies de aves ameaçadas, como a Águia de Bonelli (Aquila fasciata), a Águia-real (Aquila chrysaetos), a Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), a Águia-cobreira (Circaetus gallicus), a Cegonha-preta (Ciconia nigra), o Grifo (Gyps fulvus), o Abutre do Egipto (Neophron percnopterus), o Abutre-preto (Aegypius monachus), o Bufo-real (Bubo Bubo), a Pega-azul (Cyanopica cooki), o Pardal-espanhol (Passer hispaniolensis), o Papa-figos (Oriolus oriolus), o Abelharuco (Merops apiaster).

Os mamíferos mais habituais incluem a Lontra (Lutra lutra), o Gato-bravo (Felis silvestris), a Gineta (Genetta genetta), o Javali (Sus scrofa) e uma significativa população de Veado (Cervus elaphus).

São ainda de destacar a existência de anfíbios como a Rela-meridional (Hyla meridionalis), a Salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles waltl) e o Sapo-parteiro-ibérico (Alytes cisternasii). E de répteis como o Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), a Lagartixa-de-dedos-denteados (Acanthodactylus erythrurus) e a Cobra-de-capuz (Macroprotodon cucullatus)

Enriquecem ainda a biodiversidade local uma grande variedade de insectos, dos quais se destacam várias espécies de borboletas de distribuição mediterrânica (Charaxes jasius, Libythea celtis, Melanargia ines, Tomares ballus) e de libélulas (Brachythemis impartita, Diplacodes lefebvrii, Orthetrum tinacria).

 

O Tejo Internacional em Discovery é um passeio misto, que conjuga ligações em asfalto, troços em terra-batida e pequenos itinerários a pé.

Black Vulture (Aegypius monachus)
Stripless Tree Frog (Hyla meridionalis)
Spanish Marbled White

 

Ponto de Encontro:  local a combinar

Duração: cerca de 5 horas

Tipo: em viatura todo-o-terreno, mas pode incluir pequenas paragens para curtas caminhadas

Período recomendado: de Setembro a Junho

Para saber mais do território: Beira Baixa – Terras de Excelência

 

 

1 DIA: até 4 participantes – 345,00 €

 

Para grupos maiores ou outras condições, contacte-nos.

O preço da actividade inclui guia especializado, transporte local, seguros.

A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.

Oferta de desconto igual ao IVA para clientes particulares.
Acresce o IVA aos preços indicados, para empresas e outras entidades.

 

 

Através dos contactos disponibilizados, indicando o seu nome e contacto de telemóvel/email.

A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.

Formulário de contacto

email: info@wildlifeportugal.pt

Telemóvel: +351 918 068 872

 

Rewilding Trainning Tourism Certified