PARQUE ICNOLÓGICO DE PENHA GARCIA
Este importante geossítio do Geopark Naturtejo situa-se na vertente Norte da aldeia de Penha Garcia, onde se inclui o vale encaixado do Rio Ponsul, formado por encostas escarpadas de rocha quartzítica. O conjunto integra-se na Serra do Ramilo, que ultrapassa os 800 metros de altitude e se estende até à fronteira, em Termas de Monfortinho.
O Geopark Naturtejo da UNESCO foi o primeiro a ser criado em Portugal. Apesar de abranger um vasto território, destaca-se pela quantidade, qualidade de preservação e facilidade de observação, os icnofósseis de Penha Garcia.
480 MILHÕES DE ANOS DE VIDA SELVAGEM GRAVADOS NA ROCHA
No Parque Icnológico de Penha Garcia, as rochas quartzíticas do Ordovícico, que aqui encontramos, apresentam vestígios fósseis dos comportamentos da vida marinha de há 480 MA. São sobretudo os rastos deixados pelas trilobites, artrópodes marinhos que se alimentavam no fundo arenoso pouco profundo do oceano Rheic, localizado no hemisfério Sul e na margem Noroeste do supercontinente Gondwana. No entanto, mais de 60 espécies já foram, entretanto, identificadas nos fósseis de Penha Garcia.
De formação mais recente, o encaixe epigénico do Rio Ponsul, deu-se nos últimos 2 milhões de anos, auxiliado por um conjunto de falhas tectónicas. Ao longo deste vale encaixado, construiu o homem um numeroso conjunto de moinhos de rodízio que, aproveitando a força da água, moíam os cereais utilizados na confecção do pão.