Durante os nossos passeios e actividades, assumimos um compromisso consciente com a salvaguarda do meio ambiente, através da implementação de medidas que visam a minimização de impactes ambientais negativos e outras que incrementem impactes ambientais positivos, nomeadamente, a redução da poluição, dos resíduos e das emissões de gases de efeito de estufa e carbono.
Nos nossos picnics e outras refeições, não usamos produtos de plástico descartável e evitamos o uso de garrafas de água em plástico. Recorremos a produtos locais e trabalhamos preferencialmente com parceiros da região que nos providenciam produtos de proximidade, de produção sustentável e/ou biológica.
Os nossos passeios são de âmbito local, regional ou nacional. As viagens de avião não estão contempladas. Incentivamos a deslocação sustentável, dando preferência aos transportes públicos, como o comboio. Alguns clientes já optam por deslocar-se por estas vias, em Portugal ou para chegar ao país, quando viajam a partir de outros países europeus, evitando o uso do avião. A própria viagem é parte da experiência.
Temos o hábito de incluir o transporte local dos clientes, evitando o uso desnecessário de mais viaturas.
Praticamos uma condução defensiva, responsável e cuidada. Desta forma promovemos a redução de emissões e o desgaste das viaturas.
A nossa viatura é um clássico. Não somos apologistas das tendências consumistas do mercado automóvel. Procuramos não alimentar uma indústria que exige demasiados recursos naturais e é extremamente poluente, recorrendo cada vez mais ao uso de plásticos, baterias de iões de lítio e circuitos electrónicos. A exploração destes recursos destrói as paisagens naturais das quais dependemos.
Adoptamos a filosofia da reutilização. Somos rigorosos na manutenção da nossa viatura e recorremos ao mercado de peças de substituição, sempre que necessário, de forma a minimizar o impacto da sua utilização e a prolongar a sua vida útil.
Com os avanços tecnológicos, prevemos a transição, a médio prazo, por viaturas menos poluentes e de construção mais sustentável.
Trabalhamos em rede, pois acreditamos que assim estimulamos economias circulares e, num espírito cooperativo, atingiremos mais facilmente, em conjunto, os objectivos de cada um, prestando melhores e mais completos serviços e experiências aos nossos clientes.
Os nossos programas desenvolvem-se, maioritariamente, em territórios de baixa densidade, onde se evidencia um abandono rural que dura há décadas e onde há falta de oportunidades de trabalho. O desenvolvimento e promoção turística destes territórios, sobretudo quando em rede, estimulam uma inversão desta tendência negativa.
Somos membros activos da Rede Côa Selvagem.
Com as nossas actividades, estamos a apoiar financeiramente as acções de gestão e conservação de habitats, que promovem a coexistência e o retorno de espécies selvagens ao Grande Vale do Côa, sob a gestão da Rewilding Portugal.