Este curioso réptil pode ser observado nos patamares mais elevados da Serra da Estrela, aproveitando os afloramentos graníticos aplanados. É uma espécie exclusiva das zonas montanhosas da Cantábria e Galiza (Espanha) e da Serra da Estrela (Portugal). Trata-se, portanto, de um endemismo ibérico.

Em Portugal, a única população desta espécie ocorre acima dos 1400 metros na Serra da Estrela, preferindo áreas rochosas em paisagens abertas. O Planalto da Torre representa o local com os melhores habitats e onde se pode observar uma maior concentração da Lagartixa-da-montanha (Iberolacerta monticola).

Lagartixa de tamanho médio, chegando a ultrapassar os 20 cm de comprimento, e apresenta dimorfismo sexual, sobretudo pela coloração. Os machos exibem cores mais esverdeadas e as fêmeas tonalidades castanho-acinzentadas. Encontra-se activa durante a Primavera e o Verão, mas entra em letargia durante parte do ano, para ultrapassar as temperaturas frias dos meses de Outono e Inverno.

A população portuguesa da Lagartixa-da-montanha está concentrada numa área de 57km2, e circunscrita em altitude, o que acentua o seu isolamento geográfico. Esta condicionante torna a espécie vulnerável a vários factores de ameaça, que poderão afectar a sua sobrevivência.

Ameaças

Na Serra da Estrela, esta é uma das espécies animais que pode vir a sofrer com o impacto das alterações climáticas, à medida que as temperaturas aumentam e a precipitação diminui. Pode parecer contraditório, dado que estamos a falar de um réptil, que beneficia com o calor e poderia ver alargado o seu período de actividade. Mas a verdade é que, o facto de se refugiar em altitude e ter-se adaptado às condições exigentes da montanha, tem-na mantido ao abrigo da maioria dos predadores e da competição com outras lagartixas, uma realidade que poderá mudar drasticamente com as alterações ambientais.

Um fenómeno recente, que tem interferido com o habitat da Lagartixa-da-montanha, é a deslocação de pedras ou o amontoamento das mesmas por parte dos turistas que visitam a Serra.

Lagartixa-da-montanha
Lagartixa-da-montanha
Lagartixa-da-montanha