from €230,00
Inquiry

Passeio de natureza no Geopark Naturtejo

Penha Garcia, Portugal
Not Rated
Duration

2 dias, 1 noite

Tour Type

Specific Tour

Group Size

8 people

Languages

___

Overview

PARQUE ICNOLÓGICO DE PENHA GARCIA

Este importante geossítio do Geoparque Naturtejo está localizado na encosta norte da vila de Penha Garcia, onde inclui o vale do rio Ponsul, formado por encostas íngremes de rocha quartzítica.

O complexo faz parte da cordilheira da Serra do Ramilo, que atinge mais de 800 metros de altitude, e que se estende até à fronteira em Termas de Monfortinho.

O Geoparque Naturtejo da UNESCO foi o primeiro a ser criado em Portugal. Embora abranja um vasto território e inúmeros geossítios, os icnofósseis de Penha Garcia destacam-se pela sua quantidade, qualidade de preservação e facilidade de observação.

Naturtejo Geopark

VIDA SELVAGEM DE HÁ 480 MILHÕES DE ANOS IMPRESSA NA ROCHA

No Parque Icnológico de Penha Garcia, as rochas quartzíticas do Ordovícico apresentam vestígios fósseis do comportamento da vida marinha de há 480 milhões de anos. Tratam-se principalmente de vestígios deixados por trilobites, artrópodes marinhos que se alimentavam no fundo arenoso e pouco profundo do Oceano Rheic, localizado no hemisfério sul e na margem noroeste do supercontinente Gondwana. No entanto, mais de 60 espécies já foram identificadas nos fósseis de Penha Garcia.

De formação mais recente, a garganta epigénica do rio Ponsul foi formada ao longo dos últimos 2 milhões de anos, auxiliada por uma série de falhas tectónicas. Ao longo deste vale profundo, o homem construiu um grande número de moinhos de água que, aproveitando a força da água, moíam os cereais utilizados para fazer pão.

PARQUE NATURAL DO TEJO INTERNACIONAL

Este parque natural inclui a secção internacional do rio Tejo com os seus principais afluentes, os rios Aravil, Erges e Pônsul, e cobre uma área de quase 26 500 hectares. A cobertura florestal do parque é formada principalmente por bosques de sobreiros e azinheiras. Representa uma importante área de nidificação e refúgio para aves mediterrânicas, destacando-se as aves de rapina e as aves rupícolas. Entre estas destacam-se a Águia-de-Bonelli (Aquila fasciata), a Águia-real (Aquila chrysaetos), a Águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), a Águia-cobreira (Circaetus gallicus), o Grifo (Gyps fulvus), o Abutre-do-Egipto (Neophron percnopterus), o Abutre-preto (Aegypius monachus), o Bufo-real (Bubo Bubo), a Cegonha-preta(Ciconia nigra), a Pêga-azul (Cyanopica cooki), o Pardal-espanhol (Passer hispaniolensis), o Papa-figos (Oriolus oriolus) e o Abelharuco (Merops apiaster).

A área do parque é muito pouco povoada, com algumas aldeias situadas perto dos seus limites.

Os diferentes estatutos de conservação atestam a importância dos valores naturais que compõem esta área protegida: Parque Natural, Geoparque, Zona de Protecção Especial, Reserva da Biosfera, Área Importante para Aves (IBA).

 

VALORES BOTÂNICOS DA REGIÃO

Nesta paisagem mediterrânica, é comum encontrar arbustos de tamanho médio, como a Lentisqueira (Pistacia lentiscus) e a Cornalheira (Pistacia terebinthus), a Retama-amarela (Retama sphaerocarpa), a Esteva (Cistus ladanifer) e o Rosmaninho (Lavandula pedunculata). Esta associação botânica, bem como os diversos habitats do território, abrigam um grupo de plantas com distribuição restrita à Península Ibérica, das quais se destacam as seguintes:

Anchusa undulata subsp. granatensis

Tamujo (Flueggea tinctoria)

Giesta-brava (Genista hystrix)

Linaria amethystea subsp. amethystea

Linaria elegans

Linaria oblongifolia subsp. haenseleri

Iris xiphium var. lusitanica

Rosa-albardeira (Paeonia broteri)

Ranunculus ollissiponensis subsp. ollissiponensis

Salgueiro-branco (Salix salviifolia subsp. australis)

Highlights

  • Parque Icnológico e outros geossítios
  • Paisagens naturais
  • Vida selvagem mediterrânica, especialmente aves
  • Endemismos botânicos

Itinerary

Dia 1
Dia 1

Iniciaremos a manhã com uma visita ao Parque Icnológico de Penha Garcia, percorrendo o seu percurso circular com cerca de 3km de extensão, que se inicia no centro da vila de Penha Garcia e explora o vale do rio Ponsul.

Da parte da tarde iremos explorar vários pontos do Parque Natural do Tejo Internacional

Dia 2
Dia 2

Neste dia, iremos ao coração do Parque Natural do Tejo Internacional, para um safari de observação da vida selvagem e um pouco de caminhada. 

A nossa última paragem será junto a uma pequena albufeira, para procurar outras espécies e um explorar um habitat diferente. 

Included/Excluded

  • 1 noite em quarto duplo, com pequeno-almoço incluído, num hotel de 3 estrelas
  • 1 jantar
  • 2 almoços piquenique
  • Guia turístico
  • Todas as licenças
  • Transporte local
  • Utilização de equipamento óptico
  • Seguros
  • Outros não especificados

Tour's Location

Penha Garcia, Portugal

FAQs

Como é realizada esta actividade?

O itinerário pela região é feito em viatura, mas estão previstas várias paragens para realizar pequenos percursos pedestres.

Plásticos de utilização única

Nas nossas actividades, promovemos a não utilização de plásticos de utilização única. Desta forma, recomendamos aos nossos clientes que tragam o seu próprio cantil para água.

Restrições alimentares

Em caso de intolerância alimentar ou outras preferências dietéticas, teremos todo o gosto em adaptar as refeições em conformidade, mas pedimos-lhe que nos informe com antecedência.

O que vestir/calçar?

Esta actividade requer calçado confortável (de preferência botas de montanha ou sapatilhas), vestuário adaptado à estação do ano e às previsões meteorológicas.

Fumar

Com tempo seco, é muito perigoso fumar no campo. Pedimos-lhe que só fume no final da actividade. E não deite pontas de cigarro para o chã

Reviews

0/5
Not Rated
Based on 0 review
Excellent
0
Very Good
0
Average
0
Poor
0
Terrible
0
Showing 1 - 0 of 0 in total

Write a review

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

from €230,00

Inquiry