fbpx

Serra do Açor

Serra do AçorSerra do AçorSerra do AçorSerra do AçorSerra do AçorSerra do AçorAutumn leaves

Enquadramento geográfico

A Serra do Açor integra-se na Cordilheira Central, entre a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. Atinge o seu ponto mais elevado no Pico da Cebola (1418m). Trata-se de uma zona predominantemente xistosa, de relevo suave mas com vales profundos e vertentes abruptas. Em alguns locais sobressaem imponentes cristas quartzíticas. Inclui-se nesta a Paisagem Protegida da Serra do Açor, uma área classificada, com 373ha, que integra a Mata da Margaraça, uma Reserva Biogenética, considerada o último reduto da vegetação climácica original do Centro de Portugal.

A flora

Na componente arbórea desta Mata fazem parte uma grande variedade de caducifólias. Destas, destacam-se o Carvalho-alvarinho (Quercus robur), o Castanheiro (Castanea sativa), a Cerejeira (Prunus avium), a Aveleira (Corylus avellana) e o Ulmeiro (Ulmus minor). Este bosque dá abrigo uma importante comunidade de espécies perenifólias como o Medronheiro (Arbutus unedo), o Folhado (Viburnum tinus), o Azereiro (Prunus lusitanica) e o Azevinho (Ilex aquifolium). Espécies mais pequenas, mas não menos importantes, compõem o rico elenco florístico da Mata da Margaraça, em particular, e da Serra do Açor, em geral. Plantas de distribuição restrita à Península Ibérica, como a Veronica micrantha, as Esporas-bravas (Linaria triornithophora), a Boca-de-lobo (Antirrhinum meonanthum), o Tojo-gadanho (Genista falcata), a Giesta-branca (Cytisus multiflorus). Mas também aqui podemos encontrar espécies exclusivas de Portugal continental, como a Arabis beirana, a Murbeckiella sousae, a Scrophularia grandiflora ou o Teucrium salviastrum. A Mata da Margaraça alberga ainda uma grande variedade de cogumelos.

A fauna

Estas formações vegetais e as linhas de água, proporcionam refúgio a alguns anfíbios endémicos da Península Ibérica, como a rara Salamandra-lusitanica (Chioglossa lusitanica) ou a Rã-ibérica (Rana iberica). Dos répteis, destaca-se o Lagarto-de-água (Lacerta schreiberi), igualmente um endemismo ibérico, e a Víbora-cornuda (Vipera latastei). As matas de carvalho são o habitat da Vaca-loura (Lucanus cervus), um grande escaravelho ameaçado e protegido por lei.

Outros aspectos de interesse

Nas encostas acentuadas da Serra do Açor ou no fundo dos seus vales, descobrem-se belas aldeias serranas, construídas há séculos passados, como Aldeia das Dez, Piódão, Benfeita, Foz d’Égua, Fajão ou Vide.

Para além do Pico da Cebola, a Serra do Açor inclui outros pontos elevados. Destacam-se, o Colcurinho (1242m), o São Pedro do Açor e o Cabeço do Gondufo (1342m). E nos seus vales correm importantes cursos de água como os rios Alva, Alvoco e Ceira.

 

Loading Maps
View
Normal Midnight Family Fest Open dark Riverside Ozan
My Location Fullscreen
There are no available activity for this location, time and/or date you selected.

    Total: No activity found .    view all

    Search for Activity

    Not what you're looking for? Try your search again