fbpx

Orquídeas de Sicó – Passeio de Macrofotografia

Parque Nascente do Nabão Ansião

100,00 €

 

Orquídeas de Sicó

A palavra orquídea deriva do grego “opxis” (estando na origem da palavra latina orchis), que significa testículo, devido à peculiar forma das suas raízes tuberosas (comuns em muitas espécies de orquídeas, mas nem sempre presente). Numerosas orquídeas são notórias por terem desenvolvido complexos mecanismos de polinização, mantendo uma estreita relação de dependência com algumas espécies de insectos que as polinizam. Para o efeito, algumas destas plantas simulam a forma e o odor (feromonas sexuais) das fêmeas dos insectos que pretendem atrair. Pertencem a uma família muito numerosa. A maioria destas espécies encontram-se nos trópicos e são epífitas. Em Portugal estão inventariadas cerca de 62 espécies de orquídeas, mas a maioria destas encontra-se ameaçada. A Serra do Sicó é muito privilegiada no que respeita à abundância destas plantas.

A Serra do Sicó

Localizada na Orla Meso-Cenozóica, apresenta uma litologia predominantemente calcária, onde podemos destacar os calcários dolomíticos do Jurássico Inferior, os calcários margosos do Liássico e principalmente os calcários compactos do Jurássico Médio. O relevo cársico encontrado nesta região apresenta algumas características únicas em todo o território português. As feições cársicas abertas (como por exemplo, os campos de lapiás e os algares) comprovam que grandes quantidades de água são absorvidas indo constituir enormes mananciais de água – a maior riqueza desta região. No subsolo do maciço calcário de Sicó encontramos importantes aquíferos cársicos, suficientes para abastecer as populações locais. A escassez de água verificada na superfície, devido à grande infiltração ao longo das falhas e das fracturas, constrói majestosas paisagens como o vale das Buracas e do Poio.

Passeio de Macrofotografia

Este passeio fotográfico, dedicado às Orquídeas de Sicó, é também uma abordagem à macrofotografia e irá incidir sobretudo na procura por estas pequenas flores, explorando diferentes técnicas de retratá-las. E para isso contará com a orientação e experiência do fotógrafo Pedro Martins.


Preço por pessoa: 100,00 € (com um mínimo de 8 inscrições).
Duração: 2 dias.
Tipologia: misto (pedestre e viatura).
    Grupo até 12 participantes. Outras condições por favor contacte-nos.
    Prazo limite de inscrições até ao dia 13 de Abril.

Oferta de desconto igual ao IVA para clientes particulares. Acresce IVA para empresas e outras entidades.

 

NOTA: 100% do valor deverá ser pago antecipadamente para formalizar a inscrição. Após esta fase, entregaremos uma ficha técnica com o programa e mais pormenores da actividade.

A inscrição só é válida após pagamento!

Esta actividade só se realiza com um número mínimo de 8 participantes.


DESTINATÁRIOS: fotógrafos que já tenham conhecimentos mínimos na área da fotografia e nomeadamente no uso do equipamento fotográfico. 

TEMÁTICAS: sobretudo macrofotografia. 

EQUIPAMENTO ACONSELHADO: Máquina fotográfica (compacta avançada, Bridge ou Reflex AP-S ou Full Frame), lente grande angular, lente zoom (70-200mm, por exemplo), tripé, cabo disparador, filtros (polarizador, densidade neutra, densidade neutra graduado), lente macro ou lente média mais tubo de extensão, flash e softbox.

RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS: Para este programa recomenda-se o uso de calçado confortável (de preferência botas de montanha ou desportivo), calças, corta-vento e restante vestuário adaptado à estação do ano e às previsões meteorológicas. Levar cantil para água.

Nota: as condições climatéricas podem-se deteriorar de um momento para o outro e tornarem-se algo adversas com ventos fortes, temperaturas baixas e nevoeiros. Consoante as condições climatéricas previstas para o dia da actividade poderá, ou não, haver uma alteração ou anulação da mesma.

 

Loading Maps

Traveler rating

  • Excellent
    0
  • Very Good
    0
  • Average
    0
  • Poor
    0
  • Terrible
    0
Write a review

Summary

  • Programa
  • Serviço
  • Alojamento
  • Refeições
Pedro Martins
Lider da actividade
Natural de S. Vicente da Beira, Castelo Branco, fotografa desde os quinze anos, tendo-se profissionalizado em 2003. Fotojornalista na agência “Global Imagens” desde 2014, colabora com imprensa portuguesa e estrangeira, nomeadamente com a revista “National Geographic Portugal”, desde 2004, de forma regular. É formador na área da fotografia, orientando vários workshops e passeios fotográficos. É fotógrafo acreditado da empresa “Robisa” e embaixador da marca “Tamron” em Portugal. Co-autor dos livros “Geopark Naturtejo da Meseta Meridional - 600 milhões de anos em imagens” (2002-1ªedição), “Olhos nos Olhos” (2016), “Alma da Beira”, em (2017) e “Beira Baixa_Sob Perspectiva”.

18 e 19 de Abril 2020

Inscreva-se até 15 de Março e beneficie de um desconto no valor.
Activity type : Specific Date
Activity Time : 09:00
Maximum number of people : 12
Venue Facilities : Acompanhamento técnico, seguros.
Cancellation : Cancellation within 5 Day(s) before the date of arrival 50% will be charged.
Available
Not Available
Selected
Departure date:
Start time:
Adults:

Book Now

You are booking for Orquídeas de Sicó – Passeio de Macrofotografia

off
Nature Tours & Wildlife Photography
Submit

Your Booking: