
Percurso na Faia Brava

Localizada no vale do Côa, na faixa fronteiriça do Distrito da Guarda, a Reserva da Faia Brava abrange cerca de 1000ha de propriedades nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel. Neste sector, as encostas fluviais do Côa atingem grande declive e são formadas por afloramentos rochosos graníticos, escarpas, idóneas para a nidificação de aves rupícolas. Está inserida na ZPE do Vale do Côa (Rede Natura 2000) e IBA (Birdlife International Important Bird Area) e, finalmente, no Parque Arqueológico do Vale do Côa, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade.
Em 2010 a Reserva da Faia Brava foi classificada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) como a primeira Área Protegida Privada do país e actualmente é também uma área-piloto do projecto europeu Rewilding Europe, para a criação de áreas naturais silvestres e para o desenvolvimento de turismo de natureza na Europa.



Principais valores naturais
A fauna do vale do Côa é bastante diversificada, sendo essa característica um dos aspectos de maior destaque da Faia Brava. O grupo faunístico mais emblemático corresponde ao das aves rupícolas, das quais se destacam: Cegonha-preta (Ciconia nigra), Britango (Neophron percnopterus), Grifo (Gyps fulvus), Águia-real (Aquila chrysaetos), Águia de Bonelli (Aquila fasciata), Bufo-real (Bubo bubo), Andorinhão-real (Apus melba). Recentemente, foi ainda confirmada a nidificação de Andorinhão-cafre (Apus caffer).
Outros valores
Núcleo de gravuras e pinturas rupestres da Faia (UNESCO), 10 pombais tradicionais, manada de vacas maronesas e cavalos garranos em estado semi-selvagem.
Duração: 1/2 dia ou cerca de 5h
Extensão: 4km ou 9,5km
Tipologia: circular ou linear
RECOMENDAÇÕES E CONSELHOS PRÁTICOS
Para esta actividade é necessário calçado confortável (de preferência botas de montanha ou desportivo), calças, corta-vento e restante vestuário adaptado à estação do ano e às previsões meteorológicas. Chapéu para a cabeça e protector solar. Levar água (pelo menos 1,5L) e lanche individual constituído, entre outros, por sandes, fruta ou barras energéticas, frutos secos.
O programa previsto pode sofrer algumas alterações caso as condições meteorológicas se apresentem demasiado adversas.
1/2 DIA
Preço por pessoa: 21,50 €
1 DIA
Preço por pessoa: 24,00 €
O preço indicado aplica-se a um grupo mínimo de 6 participantes e inclui o acompanhamento por guia, seguros, taxa para acções de conservação da natureza.
A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.
Até 15 participantes. Para grupos entre 6 e 15 participantes oferecemos condições especiais. Por favor contacte-nos.
Oferta de desconto igual ao IVA para clientes particulares.
Acresce o IVA aos preços indicados, para empresas e outras entidades.
Através dos contactos disponibilizados, indicando o seu nome e contacto de telemóvel/email.
A reserva de lugar só é garantida mediante o pagamento de 50% do valor da inscrição.
email: info@wildlifeportugal.pt
Telemóvel: +351 918 068 872
Uma percentagem dos lucros desta actividade revertem para acções de conservação da natureza na Área Protegida Privada da Faia Brava,
da gestão da Associação Transumância e Natureza.